Moçambique vence Taça Cosafa

Taça COSAFA

Heróis, um orgulho nacional notável! A seleção nacional de Sub-20 conquistou a Taça Cosafa da classe esta noite, após ter derrotado a Namíbia por 1 a 0 na última partida, tornando-se a primeira equipa nacional do futebol a vencer um adversário dessa dimensão.

O único golo da partida foi marcado em uma bola parada por Dércio Augusto, aos 30 minutos.

Nesse sentido, Moçambique terminou a competição sem ceder um golo, tendo marcado 4.

Já no final do jogo, o moçambicano Cardoso Novela foi eleito o melhor jogador em campo.

Com apenas 16 anos, o moçambicano Kimiss Zavala era visto como o melhor guarda-redes adversário.

Recorde-se que as Mambinhas acabavam de deixar uma marca no mundo ao se qualificar, de forma inesperada, para o Campeonato das Nações Africanas (CAN) da classificação, ao vencer a Zâmbia nas semifinais no sorteio de pênaltis.

RESUMO DOS JOGOS AO FINAL

Com um grupo cuja base Dário Monteiro foi para a Associação Black Bulls, Moçambique entrou no Torneio do Cosafa com o pé correcto, tendo vencido no primeiro dia da temporada, o Lesoto por uma bola sem resposta, objectivo apontado por Simon Cipriano.

No jogo seguinte, as mambinhas estavam mais equilibradas depois de terem vencido o Zimbabué por duas bolas a zero, gols marcados por Simon Cipriano e Gabi Pinho.

Na terceira jornada, a seleção nacional empatou a zero, frente à África do Sul, que lhe prometeu visto para as meias-finais, como líder do grupo A com 7 pontos.

Nas meias-finais, Moçambique enfrentou a Zâmbia. Apesar dos problemas impostos pelo grupo de arbitragem que expulsou o jogador e seleccionador moçambicano Dário Monteiro, as mambinhas descobriram como proteger a bandeira.

Os jogadores moçambicanos empurraram a coordenada para a marca do castigo, onde Kimiss Zavala brilhou e Délcio Augusto condenou, garantindo a qualificação histórica do país para o CAN da categoria e para a final da Cosafa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *