A Associação Black Bulls (ABB) sagra-se campeã nacional de futebol (Moçambola) 2021

Moçambola

A Associação Black Bulls (ABB) sagra-se campeã nacional de futebol, ao derrotar o Ferroviário da Beira, por 3-1, em partida inserida na 25.ª e penúltima jornada do Moçambola. Os números dos touros são impressionantes e arrebatadores.

A Associação Black Bulls já faz parte da história. Em apenas 13 anos de existência já tem o seu espaço no olimpo dos campeões. O percurso airoso da ABB começa a desenhar-se na primeira jornada, em que a turma orientada pelo português Hélder Duarte vence o Ferroviário de Nampula por 2-1.

Ainda era um ilustre desconhecido, mas, aos poucos e graças à sua prestação, tão cedo a ABB arrebatou os corações dos amantes do desporto-rei. Despidos dos complexos de inferioridade, os touros desde logo intrometeram-se no núcleo duro do Moçambola, os chamados grandes e crónicos candidatos ao título.

A turma de Tchumene viria a terminar a primeira volta na primeira posição, com 33 pontos, frutos de 10 vitórias, três empates e nenhuma derrota. Mas nem tudo foi um mar de rosas. No arranque da segunda volta, a equipa foi surpreendida em casa pelo Ferroviário de Nampula, ao perder por 0-1, naquela que foi a primeira derrota desta formação.

Associação Black Bulls sofreu, sagrar-se campeã nacional, com apenas duas derrotas, diante dos Ferroviários, de Nampula e Niassa.

Os touros somam 58 pontos, frutos de 17 vitórias, sete empates e duas derrotas. A ABB conserva o estatuto de equipa mais concretizadora da prova, ao marcar 46 golos; também  é a equipa que mais goleadas infringiu aos seus adversários. Foram ao todo seis. Para além de ser a equipa com mais vitórias, a ABB teve a proeza de ser a equipa com mais jogos sem perder (13). Com um plantel de 24 jogadores, para além disso, tem uma média de idade de 22 a 50 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *