MOÇAMBOLA 2022/2023
Arranca este sábado, o Campeonato Nacional de Futebol (Moçambola), e o duelo entre a Associação Black Bulls e a União Desportiva do Songo. Por outro lado, no Domingo, o confronto entre os Ferroviários de Maputo e da Beira.
No Complexo do Tchumene, na Matola, o atual campeão Black Bulls pisca para a a vitória no reencontro com aUnião Desportiva do Songo.
Mas, o triunfo na semana passada, da Supertaça Mário Esteves Coluna terá sido um elemento propulsor para o Black Bulls. Apresentando-se como treinador principal, Inácio Soares que, certamente, prefere não viver no mesmo estado de espírito de Hélder Duarte, porém, dizendo que triunfar e planear uma missão digna na oposição é o principal objectivo deste duelo. Acima de tudo, note-se que a União Desportiva do Songo não vem à Província de Maputo divulgar percurso honorário para os touros. Portanto, negligenciadas para chegar ao título no ano passado, quando ficaram em terceiro lugar com 46 pontos, os hidroelétricos não estão retendo nada.
O CONFRONTO
No confronto entre os dois conjuntos no Moçambola-2021, registou-se uma derrota forçada pelos touros aos aproveitamentos hidroeléctricos por 4-1, em prova da quinta jornada realizada no Songo. Ejaita foi o homem a marcar um hatrick. Melque juntou-se à festa e ainda sacudiu as redes de Songo. Candinho marcou o golo solitário da União Desportiva do Songo.
Enquanto isso, domingo, em conclusão, da jornada inicial do Moçambola-2022, há seis jogos. Para o duelo entre os Ferroviário de Maputo e da Beira. Dois heróis notáveis e públicos têm contendas em sua apresentação. Uma variável intrigante é que tanto a capital quanto os trens Chiveve apostam em novos grupos especializados, viajando para outro país para recrutar seus principais formadores. Wedson Nyirenda volta à ordem especializada do Ferroviário da Beira, grupo que conhece bem e que o repassou estrategicamente posicionado para sair na frente do campeonato em 2016, na Vila do Songo. Jean François Losciuto, belga, denota sua apresentação no título público e, diga-se, em um grupo excepcionalmente solicitante que precisa redescobrir os títulos.
ÉPOCA PASSADA
Na época passada, consequentemente ,o Ferroviário de Maputo e Ferroviário da Beira defrontaram-se na oitava jornada com os comboios do Chiveve a vencer na íntegra o Caldeirão por um zero. Kido, no momento 71, foi o artilheiro do público seguinte na linha de objetivo. Na 21ª jornada do adversário, o Ferroviário da Beira voltou a vencer (1-0) sendo Mutong o homem do jogo.
TREINADORES INTERNACIONAIS
O campeonato nacional de futebol, na sua forma de 2022, terá cinco treinadores estrangeiros e sete treinadores moçambicanos, ou seja, no que diz respeito aos outsiders, em outras palavras, é de salientar a estreia como treinador principal o português Inácio Soares (Black Bulls), a chegada do zambiano Wedson Nyirenda (Ferroviário da Beira), o sérvio Srdjan Zivojnov (União Desportiva do Songo), o belga Jean François Losciuto (Ferroviário de Maputo) e o português Nelson Santos (Ferroviário de Nampula).
TREINADORES NACIONAIS
Dário Monteiro (Liga Desportiva de Maputo), Artur Semedo (Costa do Sol), Artur Macassar (Ferroviário de Nacala ), Artur Comboio (Incomáti de Xinavane), Eurico da Conceição (Associação Desportiva de Vilankulo), Antoninho Muchanga (Ferroviário de Lichinga ) e Nacir Armando (Matchedje de Mocuba).
AGENDA DOS JOGOS
Sábado, sete de maio
Black Bulls vs UD Songo
Domingo, oito de maio
Ferroviário da Beira vs Ferroviário de Maputo
Ferroviário de Nacala vs Ferroviáriode Nampula
Associação Desportiva de Vilankulo vs Costa do Sol
LD Maputo vs Matchedje Mocuba
Ferroviário de Lichinga vs Incomati