Arsénio Marrengula foi seleccionado pela FIFA para fazer parte dos 129 árbitros que vão apitar o Mundial do Qatar, que integra 19 árbitros africanos, nomeadamente sete principais, dez assistentes e dois Var. Antes da Copa do Mundo, Marrengula estará no grupo que vai arbitrar a final da Taça CAF amanhã.
O árbitro internacional moçambicano Arsénio Marrengula foi seleccionado para ser o segundo assistente do jogo da final da Taça das Confederações Africanas, Taça CAF, esta sexta-feira, na Nigéria. Orlando Pirates, da África do Sul, e RB Berkane, do Marrocos, disputam a final da Taça CAF.
A esta altura não é novidade que Arsénio Marrengula esteja nas enormes fases do futebol mundial. Esteve nos Jogos Olímpicos, na competição provincial da Cosafa e no Campeonato Africano das Nações.
Suas grandes exibições lhe garantiram a convocação para a última Copa da CAF, que será disputada nesta sexta-feira na Nigéria. A Marrengula será assistente do zambiano Janny Sikazwe, num grupo que contará igualmente com o angolano Jerson Emiliano, como primeiro assistente.
Esta é mais uma conquista para o árbitro que tem sido referência nas competições africanas, ao lado do moçambicano Celso Alvação.
No novo passado, Maringule ofereceu equipamento de arbitragem a parceiros da Associação Provincial de Futebol de Maputo, numa iniciativa que pretendia capacitar os parceiros na vocação.
Os finalistas da Copa CAF são Orlando Pirates, da África do Sul, e Berkane, do Marrocos, cuja última será disputada a partir das 18h, no Estádio Internacional Godswill Akpabio, em Uyo, na Nigéria.
MARRENGULA TAMBÉM NO MUNDO QATAR
O assistente moçambicano foi também nomeado, esta quinta-feira, para o conjunto de 129 árbitros que estarão no Mundial do Qatar, de 21 de Novembro a 18 de Dezembro.
Este é o ponto mais marcante da profissão de Arsénio Marrengula, que, na sequência de estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, no Campeonato Africano das Nações nos Camarões, em 2022, na competição Cosafa, em 2021, vai para o Copa do Mundo de Futebol da FIFA no Catar.
Arsénio Marrengula faz parte dos 129 árbitros eleitos em diferentes países, dos quais 36 são principais, 69 assistentes e 24 VAR. Alem de, Marrengula, dos assistentes, foram convocados mais nove africanos, com destaque para o angolano Jerson dos Santos, com quem estará na final da Taça CAF.
Dos árbitros principais, destacam-se os sete árbitros africanos, nomeadamente Bakary Gassama, da Gâmbia, Mustapha Ghorbal, da Argélia, Victor Gomes, da África do Sul, Salima Mukansanga, do Ruanda, Maguette Ndiaye, do Senegal, e Janny Sikazwe, da Zâmbia, que vai apitar a final da Taça CAF. Dos vídeos-árbitros, apenas dois africanos, ambos marroquinos, em particular, Redouane Jiyed e Adil Zourak.