ESTÁDIO NACIONAL DO ZIMPETO (ENZ)
O Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ) está aprovado para acolher os jogos internacionais e a Confederação Africano de Futebol agendou o embate entre Moçambique e Zâmbia, de qualificação ao CHAN 2023, para o maior palco desportivo do país.
Esta aprovação vai permitir que a Black Bulls e o Ferroviário da Beira acolham os seus jogos no Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ).
A espera e a ansiedade terminaram. Os Mambas vão receber a Zâmbia, a 24 de Julho corrente, no ENZ, após a Confederação Africana de Futebol ter aprovado o recinto desportivo.
A inspecção feita semana passada pelo gestor sul-africano que veio a Maputo terá agradado ao organismo que gere o futebol africano, que não demorou a dar o sim à infra-estrutura para jogos internacionais, ainda que tenham deixado algumas recomendações de melhoramento.
O organismo máximo do futebol africano tomou a decisão este domingo e, através de um comunicado, anunciou o regresso de jogos internacionais na capital do país, quase 10 meses após a interdição, ou seja, desde Setembro de 2021.
Esta interdição obrigou os Mambas a receberem os seus adversários noutros países, casos de Marrocos e África do Sul, onde defrontou o Malawi e o Ruanda, respectivamente.
A aprovação do Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ) premeia o trabalho realizado pelo Fundo de Promoção Desportiva nos últimos nove meses, depois das mexidas profundas feitas.
Com destaque para a mudança do relvado natural, para substituir o que já estava gasto e degradado, a colocação de torniquetes para controlar o acesso electrónico de espectadores, retoques nos balneários, sanitários públicos e melhoramento da iluminação artificial.
Estes melhoramentos, avaliados em cerca de 60 milhões de Meticais, foram feitos com fundos da Secretaria de Estado do Desporto.
Depois desta aprovação, o ENZ está pronto para acolher jogos internacionais, a começar já a 24 deste mês, diante da Zâmbia, de qualificação ao CHAN 2023, prova que é disputada por jogadores que actuam internamente.
A CAF agendou o jogo para as 15h00 do dia 24 de Julho e terá a arbitragem de um quarteto das Ilhas Comores, chefiada por Mohamed Athoumani, tendo como auxiliares Said Omar Chebli e Mohamed Ibrahim.
O quarto árbitro é Abdou Mmadi Mohamed e o comissário do jogo é o malawiano Patrick John Kapanga. O moçambicano Artur Machava foi destacado como oficial para COVID-19.
O jogo da segunda mão desta eliminatória dar-se-á entre os dias 28 e 29 de Julho, na Zâmbia.
Em caso de apuramento à segunda eliminatória, os Mambas vão receber o seu adversário, a sair do embate entre Zimbabwe e Malawi, no Estádio Nacional do Zimpeto.
Recorde-se que a última vez em que os Mambas disputaram o CHAN foi em 2014, na vizinha África do Sul, onde a equipa não conseguiu passar da fase de grupos.
O CHAN 2023, prova destinada a jogadores que actuam em campeonatos locais, terá lugar na Argélia, de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro de 2023.