A seleção nacional de futebol, Mambas, vai defrontar a Zâmbia no primeiro jogo de acesso ao CHAN 2022, torneio somente para os jogadores que jogam nos seus respetivos campeonatos internos, conforme sorteio realizado esta quinta-feira, no Cairo, Egipto.
A disputa pelo Campeonato Africano das Nações (CHAN 2022) não parece uma tarefa fácil para os Mambas, porque enfrentará a Zâmbia, seleção que ja criou problemas aos Mambas.
Os zambianos ocupam a 87ª posição com 1.267,04 pontos no ranking da FIFA, enquanto os Mambas estão fora do top 100, ou seja, ocupam o 119º posição na tabela com 1.149,09 pontos,
Os Mambas jogam como anfitriões a partida principal desta eliminatória, que será disputada entre os dias 22 e 24 de julho, enquanto a partida seguinte será na Zâmbia.
Acontece que, o Estádio Nacional do Zimpeto está a beneficiar de obras de melhoramento e, sem dúvida, poderá ter a opção de ter jogos internacionais em setembro, pelo que jogar em casa com antecedência pode ser a melhor abordagem. Em caso de apuramento, os Mambas enfrentarão o campeão da eliminatória entre Malawi e Zimbabué.
As eliminatórias serão organizadas por zona e 18 seleções participarão na fase final da competição. Como há apenas duas seleções envolvidos na zona norte, Líbia e Marrocos estão automaticamente qualificados para a fase final, para além do anfitrião da prova.
Para além do jogo entre Moçambique e Zâmbia, a primeira eliminatória inclui Maurícias x Angola, Comores x África do Sul, Botswana x e-Swatini, Seychelles x Madagáscar.